Você sabe da importância das mulheres na tecnologia ? Bom , elas foram pioneiras em suas invenções e suas descobertas as marcaram definitivamente na história.Apesar disso,muitas vezes o trabalho delas não era conhecido por grandes parte da sociedade.Mesmo com tantos obstáculos,não faltam exemplo de grandes mulheres que fizeram acontecer no mercado tecnológico. A tão necessária e amada conexão sem fio não seria como é hoje se não fosse a invenção primordial de uma mulher,este foi apenas um exemplo de diversos outros que podemos pontuar sobre as contribuições femininas na tecnologia.

Ada Lovelace


Augusta Ada Byron, Condessa de Lovelace, foi uma das responsáveis pelo computador que temos hoje. Nascida no dia 10 de dezembro de 1815, ela é criadora do primeiro algoritmo do Mundo. Sua Contribuicão para a máquina analítica do matemático Charles Babbage mudou o rumo do que foi criado nas décadas seguintes. Quando o matemático publicou seu artigo sobre a máquina analítica em uma revista suíça, pediu a Lovelace que o traduzisse do francês para o inglês e adicionasse suas próprias notas de rodapé. As notas de Lovelace foram classificados de A a G. Na nota G, ela descreve o algoritmo para a máquina analítica computar os números de Bernoulli. E assim ela se tornou a primeira programadora da história. A máquina de Babbage jamais foi construída, mas o algoritmo implementou equipamentos futuros. Apesar do feito, foi só em 1953 que as notas de Lovelace sobre a máquina analítica foram publicadas. A invenção de Babbage foi reconhecida como um primeiro modelo de computador e as notas de Lovelace, como a descrição de um software.

Garotas do ENIAC


As garotas do Eniac foram um grupo de seis mulheres que trabalharam em um dos primeiros supercomputadores criados pela Escola de Engenharia Moore , no estado americano da Pennsylvania. Betty Snyder, Marlyn Wescoff, Fran Bilas, Kay McNulty, Ruth Lichterman e Adele Goldstine foram as responsáveis pela configuração do Eniac. Elas lidavam com mais de três mil interruptores e botões que ligavam um hardware de 80 toneladas, tudo feito de forma manual. Mais do que operar um maquinário, as mulheres também criaram muitos protocolos que são utilizados até hoje. Sendo assim,o grupo teve uma influência fundamental em sistemas de configurações e preferências de computadores, dando instruções valiosas de uso e melhores práticas para os usuários do ENIAC.



Hedy Lamarr


Hedy Lamarr, atriz e inventora que durante a segunda Guerra Mundial criou um sistema de comunicações para as Forças Armadas do EUA que serviria de base para a criação do Wi-fi e da telefonia celular.A invenção nasceu ao lado do compositor George Antheil, eis que a ideia surge em frente a um piano.Acontece que enquanto eles faziam um duelo,da musica Ballet Mecanique,eles começaram a "conversar" alterando os controles do piano, e Lamarr percebeu que se o emissor e o receptor mudassem constantemente de frequência,os dois poderiam se comunicar, sem serem interceptados.Eles criaram então um novo sistema de comunicação usado com a intenção de guiar torpedos para seus alvos na guerra. O sistama envolvia o uso de "salto de frequência" entre ondas de rádio,com o transmissor e o receptor pulando para novas frequência juntos.Isso impedia a intercectação das ondas de rádio,permitindo que o torpedo encontrasse o alvo pretendido. Embora tenha recebido a patente norte-americana n° 2.292.387 em agosto de 1942,a Marinha decidiu contra a implementação do novo sistema.Com isso,o projeto ficou esquecido até 1962,quando o aparelho inventado por Lamarr passou a ser usado por tropas militares dos EUA em Cuba durante a Crise dos Misseis e,posteriormente,durante a Guerra do Vietnâ

Irmã Mary Kenneth Keller


Foi uma freira nascida nos Estados Unidos em 1913 que dedicou sua vida às ciências da computação, sendo a primeira mulher da história a receber um doutorado nessa área. Keller atuava como cientista da computação e também como militante pela inclusão de mulheres no mundo da informática, ajudando a fundar uma associação infantil para o uso de computadores na educação. Participou do desenvolvimento da linguagem de programação BASIC (Beginner’s All-purpose Symbolic Instruction Code, ou “Código de Instruções Simbólicas de Uso Geral para Principiantes”, em português). Essa linguagem foi utilizada por décadas com fins didáticos, até ser substituída pelo Pascal, por ser mais arrojado e seguro. Envolvida com didática, educação e ensino, Mary enxergou potencial nos computadores para se tornarem uma ferramenta educacional e em prol do desenvolvimento humano, promovendo o ensino de qualidade e aumentando o acesso à informação. Em 1965, logo após adquirir seu doutorado, a Irmã fundou um departamento de ciências da computação na Universidade Clarke, onde permaneceu atuando como diretora até falecer em janeiro de 1985 aos 71 anos de idade.

Jean Sammet


Sammet nasceu em 23 de março de 1928, em Nova York. Jean e sua irmã Helen, eram filhas de Harry e Ruth Sammet, ambos advogados. Jean e Helen frequentaram escolas públicas de ensino fundamental em Manhattan. Sammet tinha um forte interesse em matemática, mas não pôde frequentar a Escola Superior de Ciências do Bronx porque não aceitava meninas. No início de janeiro de 1955, iniciou sua vida como programadora, Jean Sammet foi uma cientista da computação americana que desenvolveu a linguagem FORMAC em 1962, a primeira linguagem de computador amplamente utilizada para manipulação simbólica de fórmulas matemáticas, programa de 20 linhas que levava três dias para alternar do computador manual para binário, Ela foi também um dos membros da subcomissão que criou a linguagem COBOL,em 1959, Sammet e cinco outros programadores estabeleceram grande parte do design da influente linguagem de programação COBOL, em uma proposta escrita em um intervalo de duas semanas que acabou sendo aceita pelos clientes do governo americano de Sylvania

Grace Hopper


Grace Hopper nasceu em Nova Iorque em 1906, sendo uma criança inteligente e curiosa, estimulada pelos pais a estudar com as mesmas oportunidades de seus irmãos homens, aos sete anos desvendou o funcionamento de um despertador. Após sair do laboratório de Harvard, Hopper tornou-se funcionária da Eckert-Mauchly Computer como matemática sênior, sendo integrante da equipe de desenvolvimento do UNIVAC I (“Universal Automatic Computer”, ou “Computador Automático Universal”). Esse foi o primeiro computador comercial fabricado e comercializado nos Estados Unidos. Grace Hopper desenvolveu seu próprio compilador – um programa de computador que cria outros programas a partir de um código-fonte escrito em uma linguagem compilada. Na prática, ele traduz um programa de uma linguagem textual para uma linguagem de máquina, e em 1952 a analista de sistemas tinha seu próprio compilador rodando em uma época em que a crença geral era a de que computadores eram capazes apenas de fazer aritmética.

Karen Sparck Jones


Sparck Jones nasceu em agosto de 1935 no condado de Yorkshire, ela desenvolveu seus estudos na Universidade de Cambridge , sempre na Inglaterra , na qual trabalhou entre 1972 e 2002. Se hoje você digita algo em um site de busca e recebe respostas em segundos, agradeça à britânica Karen Sparck Jones. É que ao invés de tentar ensinar às pessoas a usar um código para a operação dos computadores, como faziam a maioria dos cientistas, Sparck Jones ensinou os computadores a entender uma linguagem comum.Se hoje você digita algo em um site de busca e recebe respostas em segundos, agradeça à britânica Karen Sparck Jones. É que ao invés de tentar ensinar às pessoas a usar um código para a operação dos computadores, como faziam a maioria dos cientistas, Sparck Jones ensinou os computadores a entender uma linguagem comum.



Carol Shaw


Nascida na Califórnia (Estados Unidos) em 1955 , Carol começou a se interessar pelo universo dos computadores enquanto estava no ensino médio, quando usou um computador pela primeira vez e descobriu que podia jogar games baseados em texto no sistema BASIC.Seu interesse pelos videogames começou cedo, quando a jovem Carol costumava frequentar o minigolfe de sua região, onde havia uma sala com jogos de arcades. Então, Shaw entrou na Universidade da Califórnia e graduou-se em engenharia elétrica e também em ciência da computação em 1977, conquistando um mestrado no segundo curso em Berkeley.Shaw desenvolveu seus dois primeiros jogos (Polo e 3-D Tic-Tac-Toe, ambos para o Atari 2600). Saindo da companhia que se tornou o símbolo da revolução dos videogames no mundo, Shaw foi trabalhar na Activision, que, na época, fabricava cartuchos para o Atari 2600. Lá, a desenvolvedora programou seu game de maior sucesso – River Raid –, considerado um clássico e um dos jogos mais populares de sua época,tornou-se a primeira mulher a desenvolver um jogo eletrônico em toda a história.